Domingo, 10 de Maio de 2009

Elas & Eles

As mulheres são coquetes, submissas exageradamente emocionais e sexualmente passivas
Os homens são agressivos, menos emocionais, pouco carinhosos, sexualmente activos e nada sensíveis…
Estes estereótipos não se baseiam em nenhuma verdade científica irrebatível ou absoluta, e não constitui na verdade mais do que falsos preconceitos.
Mas enquanto a sociedade continuar a considerar como dado adquirido que uma mulher e um homem devem ter comportamentos diferentes, vai ser difícil uma mulher transformar-se em algumas áreas, em uma profissional qualificada e ser reconhecida e respeitada como tal.
O homem, vai ser rotulado quando escolher determinadas profissões que para alguns são pouco masculinas, (cabeleireiro, bailarino ,estilista. etc ) mesmo que não se assuma vai ser visto socialmente de  forma depreciativa como “maricas picolho gay”
Quem dúvida desta afirmação, que dê uma vista de olhos ao ambiente da empresa em que trabalha.

Imaginem o que aconteceria se um executivo, um chefe, ou o  vosso colega do lado se permitisse chorar em público ou dar a mão a um outro colega homem. Como seria se fossem juntos ao WC...  Ou  indo mais longe, dois amigos dormirem juntos.. dividirem a cama ... isto é inconcebível para um homem. Fazem logo altos filmes de sexo louco em que os dois obrigatoriamente se comem. 

Isto são comportamentos totalmente normais que as mulheres têm todos os dias entre si sem qualquer vergonha.
Preconceitos há parte há que mudar mentalidades, principalmente masculinas. Os homens são os principais inimigos dos homens.

 

publicado por Saia-Justa às 20:20
link | favorito
De Gajo a 11 de Maio de 2009
Sempre que se levantam estas questões da igualdade entre homens e mulheres vejo que o discurso parte sempre da premissa que é o homem que tem que mudar e não a mulher. Se querem que vos diga, de gajo para gajas, acho que todo esse discurso da igualdade entre os sexos é toda uma grande treta! Não há igualdade, nunca poderá haver igualdade simplesmente porque nós não somos iguais. Nunca vi nenhuma mulher a berrar aos céus que gostava de ir para trolha. Nunca vi nenhuma mulher nas obras a carregar tijolo e a colocar cimento na betoneira. Nunca vi nenhuma mulher a partir pedra. Porquê? Porque somos mais fortes? Para isto somos mais fortes mas para o resto já não somos?? Tretas! Acho muito bem que o homem queira ter um papel mais activo na educação dos filhos. Acho muito bem que o homem, como parte integrante de um casal, se encaixe e compartilhe tarefas. Se é o homem que vai para a cozinha lavar pratos e a mulher pregar um prego, não me aquece nem arrefece, desde que o homem consiga lavar bem os pratos e a mulher consiga pregar bem um prego.Acho muito bem que, numa dada empresa, haja igualdade entre sexos, desde que as gajas não se queiram comer umas às outras e transformar tudo em telenovelas mexicanas dobradas e de má qualidade. Mas a igualdade é só no que toca ao trabalho intelectual porque se for braçal já a questão da igualdade se esquece...
Já dormi com um gajo, literalmente, já partilhei a cama com um gajo. Não afectou de todo a minha sexualidade. Continuo a ser muito macho. Mas daí a dar mão (???), irmos juntos a um WC (??????????!!!!!) isso é total e completamente inaceitável e muito muito abichanado. Só gajas é que podiam ter ideias destas. Vocês querem mudar tanto os gajos que no futuro, gajos a sério vão ser uma minoria o resto vai ser só paneleiragem selvagem. E depois?? Agarram-se a quê?
Os homens já estão a mudar. Aos bocadinhos vamos aceitando as mudanças e vamos querendo compartilhar certos e determinados espaços que antes eram só nossos. Não queiram transformar a próxima raça de gajos em bichas malucas porque, vos garanto, nesse dia, vocês irão ter muitas saudades nossas...
De Saia-Justa a 11 de Maio de 2009
Bom… mas tem calma…

Podia começar por te disser que tudo isso é uma verdade de lá palice… claro que homens e mulheres são diferentes e ainda bem que assim é.

Referendo-me ao meu post que julgo que seja sobre ele que estamos a falar, não disse em parte nenhuma que as mulheres querem ser iguais aos homens, nunca defendi tal teoria da “treta”.

Digo sim e repito as vezes que forem precisas que as mulheres, querem e devem ter as mesmas oportunidades que os homens.

Não tenho quaisquer dúvidas que somos tão ou mais intelectualmente capazes. Já para não falar que podemos ser bem mais organizadas e metódicas.

Contra factos não há argumentos, sim, o homem é mais dotado de força física.

Existem trabalho que são executados por mão de obra maioritariamente masculina, o que não quer dizer que não aja um minoria de mulheres que não o faça… assentar tijolo, por cimento areia e cascalho na betoneira para fazer passa , etc etc. Mas sim é um trabalho de força e mais vocacionado para homens.

Assim como existem trabalhos exclusivamente femininos.

Não conheço nenhum homem que trabalhe em casa como ama de crianças, ou ainda num infantário como educador, que seja bordador , que trabalhe em uma engomadoria, ou ainda que seja depilador.. mas existem outro exemplo… não quer dizer que os homens não o façam , mas se o fizerem é uma minoria.

Mas isto não tem a ver com mentalidades.. certo? Podemos mudar a nossa maneira de pensar e estar na vida e isso não faz de nos seres fisicamente iguais.

Mas voltando ao teu comentário, as tarefas de casa repartidas é uma questão de bom senso. Se ambos trabalham é normal que repartam as tarefas.

Agora as mulheres não saberem pregar um prego já é uma questão de arrogância machista.. Há mulheres que sabem pregar pregos e há homens que sabem dar com o martelo no dedo.. É tudo uma questão de jeito.

Mas preconceito a serio e diria até tacanhezes.. e o preconceito da (gajas se quererem comer umas as outras) já para não falar da telenovela mexicana… cada um come onde quer e do que quer.. Não deixa de ser melhor ou pior pessoa por esse facto.

Mas deixa que te diga que no “entusiasmo” de escreveres acho que te perdeste um bocado.. nem tudo é branco ou preto, na vida existem varias nuances..
Ninguém falou em mudar os homens muito menos em transformá-los em bichas… embora existam por ai muitos gays mais homens que muitos machos que não tem dois palmos de testa…

Aqui está um bom exemplo do que devia ser mudado em algumas mentalidades..
(Aos bocadinhos vamos aceitando as mudanças e vamos querendo compartilhar certos e determinados espaços que antes eram só nossos. )
Bom dia








De Gajo a 11 de Maio de 2009
É tão verdade do monsieur de la Palice o que eu escrevi como o teu artigo, na minha modesta opinião é claro, já que não tenho procuração para me pronunciar por mais ninguém.

Dizes que me "entusiasmei" na minha escrita e que nem tudo é preto e branco. Meramente me limitei a responder ao velho discurso feminista de que tudo o que acontece de mal às mulheres é culpa das mulheres. Sim, eu sei que não o disseste, é a minha leitura. Factuemos então:

"Não tenho quaisquer dúvidas que somos tão ou mais intelectualmente capazes. Já para não falar que podemos ser bem mais organizadas e metódicas."

Se tivesses dito somente "somos tão intelectualmente capazes" eu concordaria a 100%. O problema é que acrescentaste o "tão OU MAIS". Ou seja, não tens quaisquer dúvidas que, generalizando, no mínimo são iguais. Serão até mais em grande percentagem. Menos capazes intelectualmente, nunca. Discurso tipicamente feminista.

"Mas enquanto a sociedade continuar a considerar como dado adquirido que uma mulher e um homem devem ter comportamentos diferentes, vai ser difícil uma mulher transformar-se em algumas áreas, em uma profissional qualificada e ser reconhecida e respeitada como tal."

Conforme disseste, tu própria crias o estereótipo ao afirmares que as mulheres são tão OU MAIS capazes que o homem. Se a sociedade toda alinhar pela mesma via do pensamento, então estamos mesmo todos tramados porque os gajos, segundo tu, são tão OU MENOS capazes que as mulheres.

Nunca disse que as mulheres não sabiam pregar um prego.

No meu "entusiasmo" como lhe chamas, pretendi, não só, responder ao artigo, como também a alguns comentários e não está implícito qualquer divisão absoluta preto/branco, homem/mulher. Algumas mulheres pretendem dar a entender que nós, machos, é que capitalizamos o mundo todo. A verdade é que (e isto daria pano para muitos tapetes) a vida é feita de escolhas. Se um homem, optar pela vida familiar em vez da vida profissional, de certeza que muitas portas se vão fechar. A mesma coisa acontece, em muito maior escala às mulheres. Porquê maior escala? Porque muitas delas optam por esta vida. É a escolha delas. Tudo bem, so what? Mas se for um homem, já ninguém diz nada. Porquê? Será porque, segundo tu, somos tão OU MENOS intelectualmente capazes?

Eu até aceito que me digam que vivemos um mundo machista. Mas não é pelas razões que apontas.

Claro que tens todo o direito de teres a tua opinião. Tu sentes e tens registos de vida muito teus que não são necessariamente os meus (não são de todo) - mais uma verdade de la Palice

Uma boa tarde!
De Saia-Justa a 11 de Maio de 2009

Então boa tarde;)

Primeiro ponto, tudo o que escrevo, seja o que for só pode ser uma visão feminina e feminista.
Feminina porque sou mulher e feminista porque me assumo feminista.
Entenda-se como feminista porque defendo direitos e oportunidades iguais assim como trabalho igual salário igual. Defendo acima de tudo os direitos da mulher a poder expressar-se livremente e não ser discriminada pelo farto de ser mulher.

A partir daqui posso responder ao teu comentário com a minha visão (não do velho ) mas do meu discurso de feminina assumida.


Não pensei que fosses levar o comentário tão a peito de modo a generalizar da maneira que os estás a fazer. ou será que de algum modo tenha feri susceptibilidades.. ;)

O facto de ter escrito que as mulheres são tão ou mais (intelectualmente capazes) não foi dito há toa..
Há provas evidentes de que actualmente os homens têm maior insucesso escolar do que as mulheres e que na parte das ciências, matemática elas dão cartas.
Mas ok, esse (mais podia ter ficado por dizer) é uma característica feminina, saber quando exagera..

Mas alguma razão haverá para esta mudança… possivelmente a mulher sempre foi considerada inferior porque não tinha oportunidade de mostrar o que valia, o acesso ao ensino era uma exclusividade masculina. Agora parece que (mano a mano eles se estão a deixar-se ultrapassar.. (intelectualmente menos capazes.. pois não sei, reponde-me tu)

A inteligência é uma coisa que se adquire ao longo da vida, seja para homens seja para mulheres, não acredito que uma pessoa seja potencialmente menos inteligente que outra, acho sim que a potencialização da nossa inteligência parte do nosso estudo, trabalho, conhecimento e empenho e isso é para homens e é para mulheres.

O mundo ainda esta monopolizado pelos homens quanto a isso não tenho qualquer duvida.
São eles que dão as cartas pelo mundo fora.. Existem muitas pouquíssimas mulheres ,embora vão parecendo algumas..
A razão ,não tenho duvidas, é uma questão de mentalidade…
Não sei se é por os homens serem intelectualmente (menos) capazes mas é de certeza por terem medo da proporção que a condição feminina pode tomar e muito medo de perder a condição de galo no poleiro.
A parte de optar pela vida profissional ou família não percebi.. desculpa as minhas limitações.

Aceites ou não vivemos num mundo machista e preconceituoso, se apontei alguma razão com que não concordes sempre me podes enumerar as tuas.

Claro que tenho direito a minha opinião, por enquanto …. E tu a tua obviamente. Tu com as tuas vivencias e eu com as minhas….
As minhas a trabalhar com muitos mais homens que mulheres apontam-me para estas opiniões que já citei.

Boa tarde também para ti , e não te zangues.. Aqui podes sempre dizer de tua justiça.
Sou feminista mas gosto de saber opiniões masculinas.

De Gajo a 11 de Maio de 2009
Antes de tudo, não estou zangado. Adoro uma boa tertúlia desde que esta seja mental e intectualmente desafiadora.
Respondendo por atacado à outra autora deste blog, nem sempre da discussão nasce a luz. Isto é tudo menos uma verdade de la Palice (que para registo era um gajo e militar). Se um muçulmano e um cristão discutem, de certeza absoluta que um não vai converter o outro. Mas é sempre interessante o desafio...

Eu gosto muito de mulheres femininas mas, desculpa-me, já não aprecio tanto as feministas da mesma maneira que um homem deve ser masculino e não machista.

Posto isto, eu disse no comentário anterior que concordo com a afirmação que o mundo é um mundo machista. Ainda é. Não discordei. É porque ainda há muitos povos, culturas e razões sociais profundamente enraizadas que vão demorar gerações a serem mudadas. No entanto, julgo não estar a cometer nenhuma imprecisão quando digo que hoje em dia, em pleno século XXI, qualquer nação dita do mundo desenvolvido promove a livre expressão de homens e mulheres por igual. Julgo que estamos a falar de pessoas civilizadas, certo? Pelo menos estou a partir desse princípio. Caso contrário seria admitir que somos todos, homens e mulheres, uns grandes trogloditas.

Não feriste susceptibilidades nenhumas. A generalização sempre me fez muita confusão e há "pequenos" detalhes no discurso das pessoas que indicam as suas verdadeiras intenções.

"Há provas evidentes de que actualmente os homens têm maior insucesso escolar do que as mulheres e que na parte das ciências, matemática elas dão cartas."

Provas? Não sei onde foste recolher esse dados estatísticos mas posso contrapor que o sucesso ou insucesso escolar não me diz rigorosamente nada sobre a capacidade intelectual das pessoas. Muito menos neste país onde o sucesso é alcançado através de meras operações cosméticas para fins estatísticos.

"Mas alguma razão haverá para esta mudança… possivelmente a mulher sempre foi considerada inferior porque não tinha oportunidade de mostrar o que valia, o acesso ao ensino era uma exclusividade masculina. Agora parece que (mano a mano eles se estão a deixar-se ultrapassar.. (intelectualmente menos capazes.. pois não sei, reponde-me tu) "

Sim. No tempos idos, o acesso ao ensino era exclusivo do homem. Mas não concordo em absoluto que "nos estamos a deixar ultrapassar"
E não concordo porque, para já, concordar significaria que eu, como homem, estou em competição com mulheres, o que é completamente falso. Nem me acredito que os homens, em geral, estejam em competição com as mulheres. Essa é a teoria da conspiração, uma cabala organizada pelos homens. Não me acredito nem por um segundo nisto.

Homens e mulheres tem capacidades intelectuais iguais. Uns com mais aptidões para umas coisas, umas para outras. Há na história grandes mulheres assim como há grandes homens. Senão, lá voltamos aos estereótipos: As mulheres são boas organizadoras mas péssimas líderes. São capazes de raciocínio matemático mas tem problemas no domínio espacio-temporal (exemplos: estacionar um carro)

"Não sei se é por os homens serem intelectualmente (menos) capazes mas é de certeza por terem medo da proporção que a condição feminina pode tomar e muito medo de perder a condição de galo no poleiro"

Esta é a teoria da conspiração...sabes o que eu acho degradante? É, p.ex., existirem quotas de mulheres nos partidos políticos. Degradante para as mulheres, claro está. Sabes no que vai dar? Vai dar que as mulheres entram para a vida política não porque são boas mas sim para meros fins legais...

"A parte de optar pela vida profissional ou família não percebi.. desculpa as minhas limitações."

Estás desculpada ;) Quando somos ambiciosos, chegará uma altura em que, provavelmente, teremos que tomar uma opção entre a vida profssional e a familiar porque as duas colidem. Geralmente (e sublinho geralmente) as mulheres escolhem a familiar em detrimento da profissional. Geralmente também (e re-sublinho o geralmente) porque num casal, um é o sacrificado (ou não, dependendo do ponto de vista). E é por isso que a maioria das profissões de topo tem mais homens que mulheres. Está a mudar? Está. Porque também existem cada vez mais mulheres independentes. Nada contra!
De tailleur-e-saltosaltos a 11 de Maio de 2009
Tudo bem gajo eu só pedi para assistir!

Mas depois disto tudo só me apetece dizer " Vou-me a ti e mando-te para as costas" mas não...acho que humor não combina contigo.
Será melhor " Estar vivo é o contrário de estar morto" sempre é uma lapalissada mas atenção! eu não me chamo Lili
De Gajo a 11 de Maio de 2009
E então? E eu disse alguma coisa em contrário? Podias dizer essa frase mas tem direitos de autor (pronto, viste? coloquei um smiley o que é sinónimo de que sou um gajo a transbordar humor)

Não é por nada mas eu cá prefiro as leis de Murphy...

De um gajo do Norte para uma gaja do Norte

Inté
De tailleur-e-saltosaltos a 11 de Maio de 2009
Não é por nada ma para gajo do norte tens um smiley bem desmaiado!

Tal como rezam as Leis de Murphy (e aqui fui mesmo à Wiquipédia), "Quase tudo é mais fácil de enfiar do que de tirar, não é verdade??

Mas eu cá prefiro este "Quem movimenta os músculos supra
faciais mais longe do primeiro,
movimenta-os substancialmente."

De uma gaja do Norte para um gajo do Norte

Inté

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

.mais sobre mim


. ver perfil

. seguir perfil

. 29 seguidores

.pesquisar

.Março 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
17
18
19
20
21
22
24
26
27
28
29
30
31

.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.posts recentes

. Um par de meias...

. Música é música

. O silêncio é de ouro…

. Cambada...

. Diazinho...

. Na vida nada bate o praze...

. Heaven

. O respeitinho é muito bon...

. Momentos

. O Cônsul Desobediente

.arquivos

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

.últ. comentários

Pois eu achei o máximo
Para inicio de conversa , quando me quiser confess...
Cómico
O tempo passa;)A verdadeira personalidade da “che...
Pontos de vista... Há quem se deixe seduzir por um...
Um bom filho a casa torna… ora se não é o RA ..:))...
Publicidade duvidosa (risos)
Esta ou a outra? Fico sempre na dúvida. Ou como di...
E outra que não necessitam de explicação;)
Há coisas que nem o café explicam...hehe
RSS
Em destaque no SAPO Blogs
pub